Lá se encontra conhecimentos do tipo: “É possível tirar madeira da floresta sem que ela perca a habilidade de se regenerar. Saiba mais sobre o "bom" manejo florestal (ou como ele sempre deveria ser)”* e um documento em pdf intitulado “A crise silenciosa da Amazônia”. Leitura recomendadíssima aos que se preocupam com o futuro do planeta. A Amazônia:
Cerca de 60% da bacia amazônica (4,1 milhões de km²) está Do desmatamento e extração ilegal:
- falta de capacidade de controle e execução pelas autoridades locais; - alta demanda por madeira, incluindo espécies de alto valor; - compensação ilegal de madeira ilegal; - uso indevido de inventários dos planos de manejo florestal e a “lavagem” da madeira ilegal através de documentos autênticos. Estudos têm demonstrado grandes discrepâncias entre as áreas autorizadas e aquelas efetivamente exploradas. Se não for controlada, a degradação da floresta acabará por levar ao desaparecimento de áreas inteiras de floresta. Uma maneira diferente de se aproximar da floresta e daqueles cuja subsistência depende de produtos florestais não é apenas possível, mas é absolutamente necessária. Isso significa que:
A proteção da Amazônia e a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável e justo para a região pode gerar oportunidades para os povos que dependem da floresta. Ao mesmo tempo, também podem ser preservadas a rica biodiversidade e a grande importância que a floresta possui na luta contra as mudanças climáticas.** Eu, reconhecendo a importância do combate à extração ilegal de madeira, crime que traz consequências sociais, ambientais e econômicas, apoio a campanha do Greenpeace. E você? Para saber mais e assinar a petição promovida pelo Greenpeace acesse o site da campanha “Chega de Madeira Ilegal”.
0 Comentários
Seu comentário será publicado após ser aprovado.
Enviar uma resposta. |
Página temática Boas práticas
Nesta página serão compartilhadas ideias, atitudes e exemplos de coisas legais. Arquivos
Julho 2014
Categorias
Todos
Acompanhe, Participe, Curta, Compartilhe!
![]() |